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PRINCIPAIS TIPOS DE NAVIOS
Foto ilustrativa |
Tipos |
Definição |

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Navios de Carga Geral |
São os navios que transportam vários tipos
de cargas, geralmente em pequenos lotes – sacarias, caixas,
veículos encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel de
imprensa, vergalhões, barris, barricas, etc. Tem aberturas
retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas
escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser
estivada nas cobertas e porões. A carga é içada ou arriada
do cais para bordo ou vice-versa pelo equipamento do navio
(paus de carga e ou guindastes) ou pelo existente no porto. |

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Navios de Passageiros |
São os navios que tem a finalidade única de
transportar pessoas e suas bagagens. Pode ser para viajens
normais como para cruzeiros turísticos. Possuem uma estrutura
voltada ao lazer, como restaurantes de luxo, cassinos, bares,
cinema, boite, lojas, piscina, salão de jogos e ginástica,
etc. |

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Navios Porta - Contêineres |
São os navios semelhantes aos navios de carga
geral mas normalmente não possuem além de um ou dois mastros
simples sem paus de carga. As escotilhas de carga abrangem
praticamente toda a área do convés e são providas de guias
para encaixar os contêiners nos porões. Alguns desses navios
apresentam guindastes especiais. |

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Navios Tanque |
São os navios para transporte de petróleo
bruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene,
etc.). Se caracterizam por sua superestrutura a ré e longo
convés principal quase sempre tendo à meia nau uma ponte
que vai desde a superestrutura até a proa. Essa ponte é
uma precaução para a segurança do pessoal, pois os navios
tanques carregados passam a ter uma pequena borda livre,
fazendo com que no mar seu convés seja "lavado" com frequência
pelas ondas. |

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Navios Gaseiros |
São os navios destinados ao transporte de
gases liquefeitos. Se caracterizam por apresentarem acima
do convés principal tanques típicos de formato arredondado. |

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Navios de Operação por Rolamento -
RoRo
(Roll-on Roll-off) |
São os navios em que a carga entra e sai dos
porões e cobertas, na horizontal ou quase horizontal, geralmente
sobre rodas (automóveis, ônibus, caminhões) ou sobre veículos
(geralmente carretas, trailers, estrados volantes, etc.).
Existem vários tipos de RoRos, como os porta- carros, porta-carretas,
multi-propósitos, etc., todos se caracterizando pela grande
altura do costado e pela rampa na parte de ré da embarcação. |

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Navios Graneleiros |
São os navios destinados ao transporte de
grandes quantidades de carga a granel: milho, trigo, soja,
minério de ferro, etc. Se caracterizam por longo convés
principal onde o único destaque são os porões. |

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Navios Químicos |
São os navios parecidos com os
gaseiros, transportando cargas químicas especiais, tais
como: enxofre líquido, ácido fosfórico, soda cáustica, etc. |

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Navios Rebocadores |
São os navios utilizados para puxar, empurrar
e manobrar todos os tipos de navios. Geralmente utilizados
para manobras de grandes navios na zona portuária e canais
de acesso aos portos. Pode também socorrer navios em alto-mar,
rebocando-os para zonas seguras; e puxar navios encalhados
em bancos de areia. Apesar de pequenos, possuem grande potência
de motor. |

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Navios Ore-Oil |
São os navios de carga combinada, ou seja,
transportam minério e petróleo. |

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Navios Aeroviário ou Porta-Aviões |
São os navios utilizados pelas Forças Armadas
(Marinha) para o transporte de aviões, até a zona principal
de atuação dos mesmos. Servem como uma base móvel de operação,
inclusive com pista de pousos e decolagens. |

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Navios Militares |
São vários os tipos, além do Porta-Aviões.
citaremos mais alguns:
Fragatas, Submarinos, Contratorpedeiros,
Balizadores, Faroleiro, Hidroceanográfico, Oceanográficos,
Hidrográficos, Apoio Oceanográfico, Assistência Hospitalar,
Tanque Fluvial, Tanque, Transporte Fluvial, Socorro Submarino,
Transporte de Tropas, Rebocador de Alto-Mar, Varredores,
Corvetas, Patrulha, Navios de Desembarque-Doca e Navio de
Desembarque de Carros de Combate. |
Fonte: Guialog
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